Compreenda como usar o “espaço negativo” na fotografia

 

 

O espaço negativo é a área em torno dos objetos em uma foto. Use-o para ver formas e grafismos de maneira mais eficaz e portanto produzir melhores imagens.  Ele também pode ser chamado de espaço em branco, o conceito é antigo e tem sido usado em arte, design, arquitetura e escultura há centenas de anos.

De forma mais simplificada, ele é a área que envolve o assunto principal (espaço positivo) em sua foto.   Como a definição é um pouco abstrata, vamos a um exemplo prático para que você entenda melhor.  Na imagem abaixo holofote é o espaço positivo, todo o resto é espaço negativo.

Porto de Santos, Brasil - Exemplificando espaço negativo

Quando usado corretamente, o espaço negativo proporciona um equilíbrio natural em sua composição, com um pouco de prática e usando a regra dos terços você com o tempo conseguirá atingir resultados surpreendentes.

Ao enquadrar sua foto, ajuste sua composição até que os espaços positivos e negativos pareçam bem equilibrados, depois edite  no Photoshop ou Lightroom e experimente diferentes composições mantendo o aspecto original da imagem, algumas vezes uma pequena alteração na composição vai fazer uma diferença enorme no resultado final.

O espaço negativo define e enfatiza o assunto principal de uma foto, e portanto com a sua utilização a imagem fica mais atrativa e menos confusa.

Uma outra dica é evitar colocar o assunto principal no centro da imagem, a não ser em caso de imagens simétricas onde ambos os lados são iguais.

As pessoas tem o hábito de sempre colocar o assunto principal no centro e esquecer de todo o resto, mas com um pouco de treinamento e técnica você pode produzir imagen muito mais forte e cativantes.  O segredo de um boa foto é a composição, esteja sempre atento ao que você coloca dentro do quadro antes de apertar o botão, não apenas você ficará mais satisfeito com os resultados mas também seus amigos, fãs e seguidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *